Fonte: testando

Voluntários recolhem cerca de cinco toneladas de lixo do Rio Sepotuba em MT

Voluntários recolheram, nesse domingo (5), cerca de cinco toneladas de lixo do Rio Sepotuba, em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá. A ação foi realizada em comemoração ao Dia do Meio Ambiente e os resíduos serão direcionados para uma cooperativa de reciclagem.

Continue depois da publicidade

 

O rio possui 15 km e é um dos mais importantes da região. A ação de conscientização e preservação ambiental foi realizada pelo projeto ‘Preserve o Rio Sepotuba”.

Foram 170 voluntários e 30 embarcações utilizadas na 16° edição do projeto. O trabalho voltou a ser realizado após dois anos suspenso por causa da pandemia da Covid-19.

Na última edição, em 2019, também foram recolhidos cinco toneladas de resíduos sólidos. A diferença é que neste ano, todo o lixo será direcionado para uma cooperativa de reciclagem.

De acordo com um dos organizadores do projeto, Carlos Mello, eles utilizaram barcos para recolher o lixo.

“Recolhemos muito lixo com o envolvimento das pessoas. Foi bastante intenso, todas chegando com os barcos cheios de lixo. Tivemos vários pesqueiros que estiveram extremamente limpos. Algumas pessoas recolheram os lixos e deixaram para que a gente só passasse e recolhesse, mas infelizmente ainda tem muitos lugares que precisam de conscientização e preservação ambiental”, disse.

Além do trabalho de limpeza, 200 balões biodegradáveis com semestres de árvores nativas foram soltos para que no período de chuva, essas semestres floresçam.

Fonte: G1 MT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.